Ábacos




Ábaco


 O ábaco é um instrumento antigo de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma mais primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoara. Foram desenvolvidos uma infinidade de ábacos, o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base(2 e 5) para representar números decimais.





   Ábaco Japonês




Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.





                    Ábaco Chinês


O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan   Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.

                                      
                Ábaco Asteca

     

De acordo com investigações recentes, o ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.



                               Ábaco Russo

                   

  Era o mais simples: continham 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas.

                                                         
                                 

                                    Ábaco Romano

                     


 São dez fios paralelos em volta da moldura de madeira.Cada fio com sua linha de bolas representa uma casa decimal(unidades, dezenas, centenas, milhares, etc), as contas são realizadas mudando a posição das bolinhas em relação as outras, e segundo o site pesquisado podia-se até extrair raízes. A ordem do ábaco é sempre crescente, avançando para a esquerda, aumenta uma casa decimal.





Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário